parte III – apoio

IMG_2620

para mim, mães de recém nascidos precisam essencialmente de duas coisas: água e apoio. água porque, antes de tudo, amamentar dá muita sede. água porque chorar faz parte e é essencial colocar água pra fora, desidratar de chorar. água para fazer chá de erva doce. água porque um banho quente vai ser tudo o que precisa depois de um daqueles dias especialmente difíceis. e depois água pra hidratar de novo, quando voltar ao eixo e se der conta de que precisa estar saudável pro seu bebê.

mães de recém nascidos não precisam ser assombradas com teorias, dados pouco científicos e experiências particulares. não precisam ser julgadas nem olhadas de forma torta. elas já estão assustadas o suficiente com toda a novidade. mães de recém nascidos precisam, sim, de apoio. dos mais diversos: palavras, ombros, chocolate, de cinco minutos para ela se recompor.

minha mãe foi tudo o que eu precisei. ela fez almoço quando precisava comer, massagem quando precisava relaxar, faxina quando tudo era bagunça, foi conselho quando pedi, apoio quando eu fiquei insegura, motorista quando não tinha quem levar, ela foi ouvidos para eu desabafar, foi braços pros meus abraços e para o colo da minha filha quando precisei descansar. isso tudo repetidas vezes.
todas as formas de apoio que eu precisei encontrei nela. sem isso nada teria sido tão leve como foi.

ela não veio me dizer o que eu precisava fazer. foi generosa em me deixar aprender e me apoiou para que eu pudesse não ter outra preocupação senão minha filha. tudo que um recém nascido precisa é sua mãe. e apoio é tudo que uma mãe de recém nascido precisa.

2 comentários sobre “parte III – apoio

Deixe um comentário