parte III – fraldas de pano

IMG_3743

fraldas de pano modernas. vamos as respostas mais aguardadas: sim, estamos usando há quase dois meses! sim, nos adaptamos e tudo ocorre perfeitamente bem, especialmente quando se entra no ritmo! não, não me arrependo da escolha e muito menos do investimento [que se torna economia]!

agora vamos destrinchar a realidade, que perfeita nunca será, certo? dá um pouco mais de trabalho quando comparamos com o esquema pega a fralda descartável, coloca no neném, espera encher (ou vazar), depois tira e joga no lixo? dá, mas só nessa última parte do jogar no lixo, que é substituída por separa pra dar uma enxaguada antes de ir pra máquina de lavar.

aqui em casa está funcionando assim: vamos separando as fraldas num balde conforme vão ficando sujas e a noite, depois do banho da adélia e enquanto eu dou o mama de boa noite, meu marido dá aquela esfregadinha básica pra tirar o excesso do coco e deixa separado numa bacia. a cada dois dias, quando já acumulou umas dez fraldas, eu coloco na máquina, nível baixo, pouco sabão, ciclo rápido [mais econômico impossível]. as capas saem quase secas e são penduradas no varal enquanto os absorventes saem mais molhados e vão pra secadora. fim!

agora vou satisfazer os pessimistas e pontuar os pontos negativos, pra não dizer que não falei das flores, certo? borá lá. quando as fraldas falharam:

  • as fraldas que escolhi são ajustáveis e a indicação é que podem ser usadas a partir de 3kg até o desfralde. entretanto, por mais que adélia já tivesse seus mais de 3kg, suas pernocas finas não permitiram que a gente começasse a usar antes de ela completar um mês e tantos porque vazava.
  • moro numa cidade incrivelmente úmida e no inverno, ainda que as capas saiam quase secas, elas demoram muuuito pra secar. não teve jeito, algumas vezes não secou a tempo e ai usamos descartável mesmo!
  • elas ocupam mais espaço. pra uma saidinha no pediatra ou na casa da vó até rola mas pra nossa primeira viagem tivemos que levar uma sacola a parte só pras fraldas de pano. e no fim usamos as descartáveis mesmo porque ninguém quer lavar roupa na folga, né?!
  • por fim, não é culpa das fraldas, mas ao contrário do que eu idealizei é possível assar o bumbum usando fraldas de pano. posso ter sido ingênua, mas é óbvio que se você demora pra trocar pode assar. eu fiz isso. shame on me.

minha conclusão: não se trata só da parte ecológica, a questão é o carinho com o corpo da minha filha. que mulher diz gostar de usar absorvente? não conheço. agora imagina ficar 24h de fralda? aquele plástico pegando nas perninhas e cintura? aquele abafado quando sai um xixi? nãooo! resumindo: a opção é mais econômica, mais ecológica e mais saudável.

as escolhas da maternidade são estritamente pessoais e justamente por isso acho importante contar a nossa experiência de como as fraldas de pano modernas funcionam por aqui. há varias marcas, inclusive de empresas brasileiras. eu optei pelas fraldas dipano e indico com muito carinho.

restaram dúvidas? pergunte-me como ;)

Deixe um comentário